Os dispositivos de segurança electrónica estão, muitas vezes, sujeitos a condições extremas. Podem estar colocados em locais onde o ambiente é hostil ou estar sujeitos a atos de vandalismos.
É por isso importante saber se estão preparados para funcionar nas condições mais agressivas, que dependem do local onde estão instalados.
Um dos dispositivos mais comuns sujeitos a vandalismos, são as câmaras de vídeo vigilância.
A portaria 292/2020 no seu anexo I, onde define os requisitos mínimos dos sistemas de vídeo vigilância, no seu ponto 1.a) refere que as câmaras de ter “… proteção contra vandalismo …”.
Embora não seja indicado qual o índice que deve ser usado, podemos usa a classificação IK para satisfazer este requisito. Tipicamente usa-se o valor mais alto.
IK - Índice de proteção contra impactos mecânicos
Este índice é definido na norma IEC 62262 e classifica os invólucros para equipamentos elétricos, contra os impactos mecânicos em todas as suas faces. Esta classificação é feita através de duas letras (IK) e dois números (de 00 a 10).
O índice mais baixo, IK00 significa que não têm proteção contra impactos mecânicos e o índice mais alto é o IK10, equivalente a uma energia de impacto de 20 joule ou um martelo de 10kg em queda livre de uma altura de 40 cm.
fonte da imagem: https://arendlighting.com/ik-ratings/