Neste post, não vamos desenhar nenhuma matriz, mas sim tentar desmistificar alguns tabus sobre o tema e estamos disponíveis para os esclarecimentos que os leitores deste texto queiram colocar.
Vamos tentar fazer dissipar duvidas em forma de perguntas e respostas:
As matrizes de comando são obrigatórias por lei?
Não. O único comando obrigatório de um Sistema Automático de Deteção de Incêndios (SADI) é o comando aos elevadores, para quem em caso de alarme estes possa retornar ao piso de referencia e mantenham as portas abertas enquanto o alarme durar.
Para que servem as matrizes de comando?
Servem para complementar a solução de segurança, permitindo facilitar a evacuação das pessoas. A forma de como facilita a evacuação, depende de caso para caso. Poderá ser através da setorização do alarme, contribuição para o controlo de fumos (pressurização, cortes de RCF’s), Contribuição para a compartimentação (fecho de portas corta fogo), entre muitas outras possibilidades. Mas são sempre um complemento à solução e não a solução em si própria.
Quem deve definir as Matrizes de Comando?
As matrizes de comando, fazendo parte da solução de SCIE, deve ser idealizada logo no projeto de segurança, sendo o seu responsável, o Projetista de Segurança. A conceção deve ser feita em sintonia com as diversas especialidades e a execução prática deve ser feita pelo instalador do SADI.
Qual o “tempo de vida” da matriz de comando?
O mesmo que o da atuação do SADI, ou seja entre a detecção precoce de um foco de incêndio e a entrada dos meios de segunda intervenção, ou logo que as pessoas estejam todas em segurança. Isto claro em termos genéricos. A matriz de comando é um sistema Causa-Efeito de serve a solução de segurança e a sua conceção deve ser a mais simples possível, pois, como já referido, não é a solução de segurança mas serve a solução de segurança.
Como se desenha uma matriz de comando?
Como o próprio nome indica, sendo uma matriz, pode ser feita, por exemplo em Excel, onde as linhas representam os alarmes e as colunas os comandos a efetuar. Sempre que se desejar que perante um alarme seja efetuado um comando, basta colocar uma indicação do tipo de comando no cruzamento entre a linha e a coluna. Essa indicação depende da situação em causa (Ligar, Desligar, Temporizar, etc).
E se houver comandos contraditórios?
Uma matriz bem desenhada não têm comandos contraditórios. Ou se poderem existir devem ser logo previstos no projeto. A razão é simples, o SADI deve funcionar e ser eficaz ao primeiro alarme. Nessa altura deve ser efetuados todos os esforços para conter e eliminar o foco de incêndio. Caso o incêndio se alastre, significa que a deteção de incêndios deixou de cumprir a sua função e consequentemente a matriz de comandos. Mas normalmente somos questionados com a seguinte duvida: “e se houver dois focos de incêndio em simultâneo?” a resposta é simples, nesse caso estamos a falar de terrorismo e não SCIE e o SADI não é o sistema apropriado para esses casos.
Estas são as questões que surgem mais frequentemente.
Estamos disponiveis para esclarecer qualquer outra questão.
Pode deixar um comentário ou colocar a questão através do formulário abaixo.